domingo, 27 de julho de 2014

SOU PROFESSORA, SIM!

Me dedico há mais de 5 anos como professora. O que posso dizer? Conheci muitas pessoas, digo, muitos alunos, pais e colegas de profissão. Pessoas de diversas características, de todos os tipos de vida e comportamento que possam imaginar. Mas, algumas foram muito especiais, pois mostraram-me novas realidades, novas perspectivas, novos meios para um futuro diferente, do qual também muito anseio.
Sou professora, sim. Financeiramente poderia desfrutar de muito mais por ter uma formação superior.
Por que atualmente eu vivo essa realidade? Será que a categoria dos professores se desvalorizam muito?
Será que a classe do magistério não faz greves? Será que os professores devem se unir? Será que devo eleger um deputado professor? Será que o professor é tão impotente perante ao governo que é seu patrão?
Qual a resposta correta para todas essas perguntas? Professores, que se sentem humilhados, desvalorizados, com baixos salários, ameaçados, agredidos, mortos, loucos, essa é a realidade. 
Infelizmente, não minto sobre o que eu disse. Se é tudo isso, por que continua? 
Quero mudar essa realidade. Como? Fazendo tudo o que posso fazer. Não reclamo, questiono. 

SIGNIFICADO DE PROFESSOR

PROFESSOR

pro.fes.sor

sm (lat professore) 1 Homem que professa ou ensina uma ciência, uma arte ou uma língua; mestre. 2 Aquele que é perito ou muito versado em qualquer das belas-artes. 3 O que professa publicamente as verdades religiosas. P. catedrático: professor titular de curso secundário ou superior. P. régio, ant: professor nomeado pelo Governo para reger uma cadeira de instrução primária ou de liceu.
site:http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-rtugues&palavra=professor
Educador Paulo Freire

SIGNIFICADO DE CONSCIENTE

CONSCIENTE

cons.ci.en.te
adj m+f (lat consciente) 1 Que tem consciência; cônscio. 2 Que sabe o que faz.3 Que procede da consciência. 4 Que é feito com consciência. sm Psicol Estado da mente, em vigília, o qual determina o conhecimento imediato. Antôn: inconsciente.

site: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=consciente